quinta-feira, 12 de maio de 2011

Passeando pelo Fogo



Por Gerson Ortega - NMM

O reino babilônico era formado por províncias. Daniel foi nomeado governador sobre todas as províncias , portanto deveria permanecer na capital, Babilônia. Por um pedido dele, o rei colocou seus amigos Sadraque, Mesaque e Abdenego em cargos políticos importantes no reino. Desta forma Daniel e eles ficaram em lugares separados.

” E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abedenego; mas Daniel permaneceu na porta do rei ( Dn2:49 )

A imagem do rei Nabucodonozor foi levantada a uns 10 kms da Babilônia, no campo de Dura ( Dn3:1 ). Todos seus governadores, sápatras, prefeitos, juízes, tesoureiros, conselheiros, oficiais foram convocados a consagração da estátua (v.2). Então os amigos de Daniel, dadas suas posições também foram convocados a essa ” consagração”.
Interessante que essa consagração aconteceria com musica, sim , com musica ! (v.5) Era um ritual de adoração, na verdade, que , quando o som da musica fosse ouvido, todos deveriam se prostrar diante da imagem do rei…
Desde o começo da estadia de Daniel e seus amigos na Babilônia, eles resolveram não se contaminar com as “comidas” do rei! ( Dn 1:6-8 ).
Que comidas hein ??? Bem, pensando em Babilônia, quatro garotões bonitos, inteligentes, príncipes, acho que tinha balada babilônica toda noite no pedaço, não ? Comida, mulheres, musica, dinheiro, riqueza , ostentação ! Deixar tudo isso ? Por que? Não pode dar uma curtidinha? Afinal foi Deus que me pôs lá ??? Junto com a promoção , vem a fornalha ! Você acha que tudo que este mundo ( sistema mundo ) pode nos dar é de graça? É só porque acharam você bonitinho(a) ? Grande engano…uma vez Satanás disse a Jesus : “tudo isso te darei se prostrado me adorares” . Bem, a proposta de Nabucodonozor era semelhante…e no mundo moderno sempre tem musica no pedaço, observe a sua volta !!!! ( esse assunto a gente volta outro dia…)

Três aspectos importantes da fornalha para pensarmos hoje : - calor - compromisso - comunhão

Calor - o Nabuco ficou doido quando os ” meninos” não quiseram se prostrar diante da estátua. Mandou aquecer sete vezes mais. O fogo era tanto que os soldados que jogaram os rapazes na fornalha morreram pela proximidade do fogo ( cap.3:22 ) Como anda sua fornalha ? Você tem andado no meio do fogo para ser cristão de verdade ?

 “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse, mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo” ( I Pe 4:12,13 ).

Wow ! Você tá nessa ou sai de lado quando a coisa ” esquenta” ! Quando aquela gatinha mais bonita da facul vem pegar no seu pé, hein mané ? Quando parece que tudo vai ruir a sua volta maninha, porque ele terminou o namoro ??? Que fogo é esse? Por que Deus ? Bem, o calor é para purificar! Você quer ser purificado ou está bom assim ???

Compromisso – como está meu compromisso com Deus, com a leitura da palavra, com o testemunho, com a boca ( o que que sai da sua boca hein mané ? ), ” a boca fala do que o coração está cheio “! Os garotos do Daniel estavam afiados. Veja o que eles disseram para o Nabuco:

“Eis que o nosso Deus a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno do fogo ardente, e da tua mão , ó rei. E, se não , fica sabendo , ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantastes” (cap.3:17,18 )

Isso sim é cara comprometido! Ó Nabuco, Deus pode nos tirar dessa, MAS se Ele não livrar, a gente morre assim mesmo, mas adorar a sua imagem meu, never !!!! Nosso compromisso não pode depender de resultados: “se Deus me der o que quero, vou servi-lo pra sempre!” O compromisso independe dos resultados: é compromisso de amor, de vida, para sempre, não tem volta, ainda que eu possa me sentir prejudicado em algo…Deus sempre em primeiro lugar !

Comunhão – bem, quando a gente agüenta por fé o aperto, a recompensa vem! Quando os amigos de Daniel foram jogados na fornallha, eles foram prontos para morrer, crendo que Deus os podia livrar…mas, que surpresa ! De repente, quando caíram dentro da fornalha, prontos para virarem churrasquinho gospel, eis que junto deles apareceu mais alguém ! Mas, espera um pouco, quando a gente caiu lá dentro não tinha ninguém ?!?! Quem é esse ??? Quando eu agüentei a gozação na facul, parecia que estava só !?!? Quando as colegas me falaram que eu ia virar freira por querer casar virgem, eu parecia só, ridícula, queimada pra turma !?!?

“Eu , porém, vejo quatro homens soltos passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses” cap.3:25

AHAHAHAHAHA ! Cara, eles estavam passeando dentro do fogo, soltos ( porque tinham sido amarrados antes), sem nenhuma lesão, queimadura, curtindo a fornalha com alguém mais que antes eles não podiam ver, mas agora estava ao lado deles : o Mestre, Jesus !!! O fogo com Jesus é melhor que a moleza com o mundão ! Você vai passear, curtir, no meio da prova; você vai ver Jesus do teu lado, cara! Ele vai te perguntar: ” tá quente aí? ” Você vai responder:” contigo junto Mestre, nem tô sentindo nada ! Aleluia !

“Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque quando for aprovado receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que O amam” Tiago 1:12

Texto retirado do Blog NMM, autoria do abençoado Gerson Ortega .

Um comentário:

isabelsantana2011@hotmail.com disse...

Ana, muito lindo o seu blog, que mensagem maravilhosa.
Deixo o blog Belas Artes Médicas.
Abraço.